Transformando seu espaço de acordo com a estação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

A decoração da sua casa desempenha um papel importante no processo de criar espaços de conforto e beleza que você e sua família podem desfrutar. Conforme o ano avança e as estações passam, é importante levar os diferentes ciclos da natureza para dentro de casa, acompanhando as mudanças de temperatura com uma decoração perfeita para cada ocasião.

Afinal, nada melhor que aproveitar o ar agradável da primavera com flores frescas e cores alegres, ou curtir o friozinho com um bom cobertor na sala e o calor do fogo por perto, não é mesmo? Neste artigo, vamos conhecer algumas tendências de decoração que você pode seguir para promover uma transformação completa nos seus ambientes em cada estação, usando diferentes cores e itens para deixar a sua casa confortável em qualquer momento do ano.

Quer saber como e quando decorar para cada estação? Confira a seguir as nossas dicas!

Primavera

Quer saber quando mudar a decoração sazonal do inverno para a primavera? Assim que o tempo começa a aquecer e os dias voltam a ser mais claros é um bom momento para dar as boas-vindas à estação de novos começos com mudanças na decoração da sua casa. Concentre-se em alguns elementos de design que você pode atualizar facilmente, como cor e textura.

Na primavera, selecione tons pastel para suas cortinas, almofadas, tapetes e lençóis. Para fazer uma atualização rápida, troque tecidos grossos por algodão ou linho leve e fresco. Substitua cortinas pesadas por cortinas transparentes, pois permitem mais luz e brisa dentro de casa.

Além disso, um pequeno truque de decoração, mas que rende um grande efeito, é trocar o tapete da sala ou do quarto por um modelo mais colorido. Esse tipo de artigo traz mais vibração para o espaço e, quando a estação mudar, você pode criar um clima diferente só trocando pelo tapete antigo de novo.

Flores de tons delicados também são uma ótima maneira de iluminar qualquer espaço. Mostre arranjos florais de primavera, grinaldas ou guirlandas em toda a sua casa, desde a entrada até a sala de estar, cozinha, sala de jantar e quarto. Adicione detalhes com estampas florais ou botânicas às decorações da mesa e da lareira.

Cores: na primavera, a vida se renova e o desabrochar da natureza é o tema principal na decoração. Assim, aposte em cores de menta, lilás, amarelo-canário, salmão, tons pastéis e rosas vivos nos seus ambientes.

Verão

À medida que as temperaturas começam a subir em meados de novembro, traga toques do verão para os seus ambientes!

Refresque a decoração do seu quarto com almofadas, tapetes e outros detalhes em amarelo vibrante, laranja ou fúcsia. Incorpore tecidos brancos para cortinas e roupas de cama para dar vida a essas cores ousadas. O branco também reflete mais luz, dando aos seus espaços uma sensação fresca e arejada.

Deixe que os arranjos de flores de verão alegrem a sua casa. Dê personalidade à sua sala de estar com uma guirlanda de verão colorida ou uma arte na parede como decoração. Coloque um vaso de flores no tampo da mesa para criar uma atmosfera alegre.

Além disso, exponha acessórios para a casa que lembrem a estação do ano, como tigelas de frutas tropicais, cestos de vime e decoração de inspiração náutica.

O verão é a época perfeita para aproveitar o ar livre com um piquenique ou churrasco preparado no quintal. Disponha toalhas de mesa e talheres coloridos. Use cordões de luzes ao redor de sua área de jantar ao ar livre para uma sensação festiva.

Transforme a sua área externa em um espaço onde você pode receber os amigos e a família! Para aproveitar o sol durante os dias e a brisa fresca nos fins de tarde, vale investir em cadeiras e mesinhas para apoiar as bebidas e petiscos. Decore com muito frescor apostando no verde exuberante das plantas e em objetos coloridos para deixar a estação ainda mais alegre.

Cores: o verão é a estação do calor, da alegria e da luz. Acentue este clima com cores vivas como o azul cobalto, amarelo, laranja, fúcsia, azul claro, coral, pêssego e bege claro na sua casa!

Outono

Conforme as folhas secam e trocam de cor nas árvores, você pode trazer este período de introspecção e aconchego para dentro de casa!

Diferente do verão, que pede por uma casa mais arejada e descontraída para receber de braços abertos a alegria e calor da estação, o outono preza por um lar mais aconchegante e convidativo. Afinal, as temperaturas mais baixas são um ótimo convite para passar mais tempo em repouso.

Ao decorar sua casa para o outono, use elementos que celebrem colheitas abundantes. Incorpore toques sazonais, como frutas vermelhas, maçãs e folhas de outono em sua entrada, lareira da sala de estar e mesa de jantar.

Na porta da frente, troque a folhagem floral por grinaldas e guirlandas de outono. Divirta-se usando folhas e arranjos de várias cores, tamanhos e formas como decoração da varanda ⁠ ou peças centrais de mesa.

Traga as laranjas, marrons e vermelhos da folhagem de outono em sua decoração de outono. Conforme o tempo esfria, aqueça seus espaços com tapetes macios, almofadas e roupas de cama. Coloque velas perfumadas ou óleos que tenham notas de maçã, baunilha ou canela para realçar a atmosfera caseira.

Se no verão foi a vez de usar linho e de tecidos mais levinhos para adicionar mais frescor, considere acrescentar na decoração materiais mais aconchegantes, como mantas e peças em algodão. Uma ideia legal é preparar cestinhos com mantas para deixar do lado do sofá, sempre à disposição conforme as noites ficam mais frias!

Além disso, conforme o frio cresce, a vontade de tomar bebidas quentes como o chá, café ou chocolate quente só aumenta. Assim, não esqueça de deixar as canecas à mão. Você pode até mesmo incorporar estes itens à decoração, escolhendo jogos de canecas com cores outonais para deixar em exibição na cozinha!

Cores: a estação mais bucólica do ano pede tons aconchegantes e nobres, como o laranja queimado, ocre, cinza carvão, tons de roxo, azul ou verde fechados, rosa antigo e terracota.

Inverno

Com os dias ficando mais frios e escuros, é hora de decorar para a estação mais gelada do ano.

Comece com folhagens simples e perenes para garantir a beleza das plantas e arranjos no inverno. À medida que a temperatura cai, coloque almofadas e cobertores em tecidos mais grossos, como a lã, na sua sala de estar, quarto e áreas de estar para textura e conforto.

Seja no quarto, na varanda ou na sala, as mantas e cobertores são sempre muito bem-vindas nos dias frios e podem complementar a beleza do ambiente com um toque especial de conforto. Crie um ambiente ainda mais aconchegante com decorações que têm detalhes naturais como madeira, frutas secas da estação e ramos verdes.

As plantas não devem ser utilizadas na decoração apenas no verão. Além de serem muito úteis para trazer mais vida ao ambiente, elas também são capazes de melhorar a qualidade do ar e ajudar quem tem problemas respiratórios! Mas, para quem não quer trabalho cuidando de plantas, é possível apostar em versões artificiais ou desidratadas, que não exigem atenção.

Uma iluminação bem planejada também é capaz de fazer toda a diferença na decoração de um ambiente, tornando-o mais caloroso e aconchegante – principalmente no clima frio! Para isso, é possível apostar em diferentes estratégias de iluminação, desde as tradicionais luminárias, que podem estar presentes nos diversos cômodos do lar do casal, até as velas.

Ainda mais charmosas, as velas são também muito versáteis e são vendidas em vários formatos, cores e aromas. Exiba-as em grupos de tamanhos diferentes para criar um efeito encantador à noite! Use cores ricas, nobres e em tons fechados para aumentar a elegância e aconchego nesta estação fria e deliciosa.

Cores: o inverno é a estação mais sóbria e elegante, chamando tons sofisticados e quentes como o cinza grafite, ferrugem, verde esmeralda, azul navy, marrons fechados, alabastro, cor de mármore e azul para os seus ambientes.

Qual a sua estação preferida? Como você transformaria o seu espaço? Mostra pra gente, postando seu cantinho preferido da casa e nos marcando no Instagram ou Facebook.

COMENTÁRIOS

DEIXE NOSSO CONTEÚDO ENTRAR NA SUA CASA.

Receba novidades, promoções e dicas em seu email.