Fechaduras Magnéticas: o que são e como usar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

As fechaduras são muito mais do que apenas as peças que garantem o fechamento cômodo da porta, sendo detalhes muito importantes para criar a decoração do espaço e compor o design dos ambientes. Afinal, as portas não são itens de destaque somente nas fachadas, mas também no design de qualquer cômodo, sendo que o acabamento das portas é um indicador evidente da qualidade e padrão do ambiente criado.

Assim, as fechaduras são detalhes que fazem muita diferença no resultado final de qualquer projeto, e as fechaduras de alto padrão se destacam pelo nível estético e desempenho que proporcionam. Neste sentido, uma das maiores novidades na construção de portas têm sido as fechaduras magnéticas.

Cada vez mais populares por serem capazes de facilitar o fechamento e garantir a integridade do batente com mínima influência no design da porta, as fechaduras magnéticas vêm ganhando espaço no mercado e se tornando itens cada vez mais valorizados como peças que incrementam a elegância e sofisticação de qualquer ambiente. Desta forma, são tendências fortes no cenário de projetos arquitetônicos mundial – e é claro que acompanhar as últimas tendências é fundamental para que projetos voltados para a arquitetura e design continuem contemporâneos e atraentes, não é mesmo?

Por isso, a Casa Mundi inovou novamente, trazendo para o Brasil esta novidade que vem se tornando cada vez mais popular no contexto do design mundial. Fabricadas com tecnologia italiana, oferecemos fechaduras magnéticas exclusivas para os seus ambientes, disponíveis em diversas opções de acabamento para tornar a sua decoração ainda mais incrível.

Neste artigo, vamos explicar tudo sobre o que são as fechaduras magnéticas e a grande variedade de opções de uso que estes artigos proporcionam. Confira a seguir e fique por dentro desta grande tendência!

O que são as fechaduras magnéticas?

As fechaduras magnéticas, como o nome indica, são o nome dado a um novo modelo de ferragem que faz uso do magnetismo para promover a movimentação da lingueta. Em vez de funcionarem através de uma ação mecânica, como os modelos tradicionais, as fechaduras magnéticas utilizam ímãs para acionar o funcionamento da lingueta – o que garante o seu comportamento diferenciado e acabamento único.

Como funcionam as fechaduras magnéticas?

O funcionamento das fechaduras magnéticas é bastante simples. Quando a maçaneta é virada e a porta é aberta, a lingueta não retorna automaticamente para fora quando o usuário para de acionar o mecanismo ao aplicar o movimento na maçaneta, como ocorre com os modelos tradicionais de mola. Em vez disso, ela permanece recolhida dentro do dispositivo de fechamento, escondida do campo de visão.

Ao ser fechada, um ímã instalado na contra-testa do batente aciona automaticamente a lingueta, puxando-a para fora e garantindo o fechamento da porta. Assim, o movimento de volta da lingueta não é controlado pela maçaneta, sendo que o mecanismo ativa sozinho o fechamento da porta quando a folha está corretamente posicionada.

Projetos com maior qualidade estética

Embora pareça apenas um detalhe, o trinco completamente oculto garante estética e funcionalidade nunca antes vistas no mercado brasileiro. Este conceito permite a criação de projetos com um layout limpo e moderno, onde a eficiência e a beleza combinam-se perfeitamente.

Como resultado, esta tecnologia proporciona um acabamento refinado e grande sofisticação visual para o ambiente. E a composição torna-se ainda mais completa com os diversos acabamentos disponíveis, planejados para oferecer muitas opções para conferir ainda mais elegância à sua decoração e escolher as suas peças em harmonia com as tonalidades do ambiente.

Funcionalidade e facilidade de uso

Por serem acionadas automaticamente, as fechaduras magnéticas são perfeitas para qualquer situação. São de fácil utilização e alta funcionalidade, otimizando o aproveitamento das portas e batentes. Por isso, valorizam as portas de qualquer ambiente!

Flexibilidade

Com o seu sistema magnético, a porta fecha automaticamente apenas ao ser encostada. Assim, a fechadura é responsável por garantir o travamento da folha sempre que a porta é fechada, assegurando que ela ficará cerrada até alguém a abrir novamente.

Além disso, as fechaduras magnéticas são compatíveis com a inclusão de uma lingueta tradicional, ativada com o uso de uma chave. Com esta flexibilidade de aplicação, elas garantem diferentes níveis de segurança para as necessidades de cada ambiente.

Nos casos de instalação da lingueta tradicional, com uso de chave, o mecanismo de abertura do trinco também é acionado automaticamente ao destrancar a porta com a chave. Assim, a porta abre sem a necessidade de girar a maçaneta – o que proporciona mais praticidade para o uso no dia a dia.

Durabilidade para a fechadura e para a sua porta

Também vale a pena citar que os modelos trazidos a você pela Casa Mundi são produzidos com materiais de alta qualidade e tecnologia avançada, o que garante uma extensa vida útil às peças. As fechaduras magnéticas STV são testadas para haver uma durabilidade mínima de 500.000 ciclos, quando respeitadas as recomendações de instalação e manutenção.

Nossa parceira italiana utiliza o poderoso imã de neodímio para produzir as peças, um recurso que apresenta uma capacidade de atração praticamente eterna sob temperatura ambiente. Os imãs são também protegidos por um tratamento superficial de ponta para protegê-los ainda mais contra intempéries, assegurando ainda mais durabilidade para o mecanismo.

Outro ponto importante é que este tipo de fechadura se destaca por preservar a integridade do batente da porta, assegurando a conservação da abertura ao longo dos anos. Como a lingueta permanece na área interna do mecanismo até estar posicionada no local correto para a sua ativação, ela não bate acidentalmente no marco da porta ao ser fechada muito rapidamente ou em caso de vento, por exemplo. Isso faz com que o sistema inteiro se mantenha bem conservado, evitando uma das principais causas da deterioração precoce das aberturas.

Conheça as fechaduras magnéticas da Casa Mundi

As fechaduras magnéticas da Casa Mundi são peças exclusivas que trazemos aos nossos clientes para proporcionar ambientes únicos e sofisticados. Embora esta seja uma fechadura especial, suas dimensões são compatíveis com os modelos utilizados atualmente no Brasil de fechamento mecânico.

Os modelos que oferecemos são produzidos por um dos mais importantes produtores de ferragens da Itália, a STV Serrature – que também é parceira exclusiva da Casa Mundi. Com presença em mais de 60 países, a STV Serrature possui um amplo portfólio de ferragens para todos os tipos de porta, e agora trazemos as últimas tecnologias de design italiano para os seus ambientes, aqui no Brasil.

Visite nosso site para conhecer todos os modelos e opções de acabamento. Leve seus ambientes a um novo nível com as soluções inovadoras da Casa Mundi. Esperamos você!

COMENTÁRIOS

DEIXE NOSSO CONTEÚDO ENTRAR NA SUA CASA.

Receba novidades, promoções e dicas em seu email.