Como transformar sua casa em um ambiente confortável?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Nada como ter um ambiente confortável para aproveitar ao máximo cada momento. Seja para descansar ou para realizar suas tarefas diárias, o conforto dos espaços é essencial para proporcionar mais bem-estar e saúde para os usuários – além de garantir o bom desempenho de qualquer atividade com uma boa organização e muita funcionalidade.

A nossa casa é o espaço mais importante das nossas vidas. É nela que temos os principais momentos de lazer, encontramos as pessoas queridas e criamos lembranças para toda a vida. Apesar disso, nem sempre ela é tão confortável quanto gostaríamos, não é mesmo?

Muitas pessoas acabam não deixando o seu lar como sonham porque acham que é necessário investir muito dinheiro para ter um bom resultado. No entanto, com pequenas mudanças já é possível transformar os cômodos da casa e criar espaços aconchegantes e agradáveis para curtir com os amigos ou a família.

Neste artigo, vamos dar dicas de como transformar a sua casa e conquistar o ambiente confortável que você sempre quis. Confira a seguir!

O que é um ambiente confortável?

Você já parou para pensar o que é um ambiente confortável? Apesar de ser uma definição bem subjetiva, pois cada pessoa tem as suas próprias preferências quanto ao que é confortável ou não, podemos dizer que é um espaço que proporciona bem-estar a um indivíduo – tanto físico quanto emocional. Ou seja, é um local em que tudo contribui para o seu conforto: a temperatura, as texturas, as cores, os estímulos e a beleza da composição.

Planeje as sensações e tarefas do ambiente

O que você vai fazer neste ambiente? É uma sala para relaxar, descansar da rotina e deixar o stress do lado de fora? Ou para realizar tarefas e trabalhar? Você quer passar uma sensação de descontração e animação, neutralidade ou calma?

As cores e texturas que usamos em um cômodo influenciam muito a forma com que nos sentimos naquele espaço, e a organização dos móveis é essencial para que o ambiente seja funcional e facilite a execução das atividades pretendidas para aquele local.

Por isso, é importante planejar o que você pretende realizar em cada área da casa para que possa deixá-los mais confortáveis de maneira adequada para cada uso.

Invista em plantas

Além de lindas, as plantas são capazes de deixar qualquer ambiente confortável. Elas ajudam a controlar a temperatura e a umidade do ambiente, além de filtrar as sujeiras do ar.

Por isso, colocar vasos de plantas e flores pode transformar qualquer espaço – vale até mesmo colocar no banheiro. Só não se esqueça de pedir ajuda no momento da compra para escolher uma planta que se adapta bem à quantidade de luz e água que estarão disponíveis em sua nova casa.

Escolha materiais que oferecem conforto

Os materiais também são muito importantes para criar um ambiente confortável. Escolha revestimentos adequados ao clima em que você está, para que proporcionem uma temperatura agradável ao toque.

Perceba as texturas de cada revestimento e tecido, e invista naqueles que passam a sensação que você mais busca para cada espaço. Para locais quentes, vá atrás de revestimentos “frios” como a cerâmica, a pedra natural e o porcelanato, por exemplo. Em regiões frias, o conforto térmico da madeira e dos tapetes pode ser mais adequado para as superfícies.

A importância da personalização

Para transformar a sua casa em um ambiente confortável, é essencial que ela se adapte aos seus gostos e necessidades. Afinal, de nada adianta ter uma sala de capa de revista mas em que você não se sente bem, não é mesmo?

Assim, tenha em mente que a sua casa deve ser do seu jeito: escolha cores que você gosta, ponha itens de decoração que lhe tragam boas sensações e não esqueça de adicionar objetos pessoais com boas memórias, como lembranças de viagens, peças de arte ou fotos com entes queridos. Personalize cada espaço para que fique com a sua cara!

Use todos os sentidos

Fazer a decoração da sua casa não é questão apenas de alcançar um resultado bonito esteticamente. Pense também em como utilizar bem a luz, os cheiros, os sons e o toque. Aproveite bem a iluminação natural e pense em locais para adicionar novos pontos de luz – ou trocar as lâmpadas de luz branca por luz amarela, para criar ambientes mais aconchegantes, por exemplo.

Espalhe flores ou difusores pela casa, e leve em consideração os sons e o toque dos materiais ao escolher seus objetos. Outra dica legal de aproveitar os sentidos é ter uma pequena fonte dentro de casa, pois o murmúrio da água é muito relaxante e ajuda a descontrair.

A Casa Mundi conta com várias soluções para deixar os seus ambientes muito mais confortáveis, personalizados e seguros. Entre nossos produtos, temos dobradiças invisíveis, frisos metálicos para customização de espaços e fechaduras magnéticas, além do Vedaporta® Casagrande, todos com design exclusivo para criar decorações sofisticadas e únicas.

Visite nosso site para conhecer todas as nossas soluções e conferir as diferentes opções disponíveis para as suas composições!

COMENTÁRIOS

DEIXE NOSSO CONTEÚDO ENTRAR NA SUA CASA.

Receba novidades, promoções e dicas em seu email.