Como revitalizar seus móveis usados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Empregar móveis usados na decoração é uma prática muito comum para quem quer adicionar um toque de exclusividade no ambiente. Embora muitas pessoas tenham a ideia de que para repaginar um espaço é necessário investir em objetos e móveis novos, a reutilização de itens antigos pode ser uma ótima alternativa em grande parte dos casos.

Os móveis usados normalmente são uma opção mais econômica, sendo que você pode reutilizar peças de mobiliário que já possui ou adquiri-las por preços bem acessíveis em lojas específicas e lojas de antiguidades. Mas, mais do que isso, são peças com design diferenciado e que se adequam a qualquer decoração, uma vez que linhas clássicas não saem de moda e são sempre capazes de agregar mais sofisticação ao ambiente.

Além disso, os móveis antigos costumam ser fabricados com material de qualidade superior aos utilizados em grande escala atualmente. Os móveis de madeira, por exemplo, tendem a ser itens muito duráveis, especialmente quando comparados aos móveis em mdf. Quando bem cuidada, a madeira pode durar por gerações, sendo uma peça que faz parte das memórias de uma família por muitos anos.

Para reaproveitar estes itens incríveis e transformá-los em peças de destaque na decoração, basta uma reforma. Com uma revitalização simples, você pode tirar a aparência de desgaste do tempo e dar uma cara nova a um objeto cheio de história para o seu ambiente.

Neste artigo, vamos ver algumas dicas de como reformar peças usadas e dar uma nova vida a estes itens únicos. Veja a seguir como deixar seus móveis usados mais nobres e revitalize os seus ambientes sem trocar de mobiliário!

Invista em uma nova pintura

A pintura é uma das formas mais simples de deixar seus móveis usados mais nobres. Você pode trocar a cor da peça, aplicar acabamentos adesivados ou simplesmente lixar a peça e aplicar verniz para deixar visível a beleza dos tons da madeira. Uma ideia muito em alta nos últimos anos é escolher um móvel para criar destaque na decoração e pintá-lo com uma cor viva e vibrante. Assim, ele trará mais vida para o ambiente e será o ponto focal da composição.

Utilize o móvel para um novo propósito

Outra dica é repensar a utilização dos seus móveis usados. Com um pouco de criatividade, você pode transformar completamente os ambientes dando novos propósitos aos móveis que já possui. Por exemplo, um antigo gaveteiro do quarto pode se tornar um detalhe charmoso na sala ou no escritório, sendo utilizado para guardar itens do dia-a-dia e se tornando base para alguns quadros e plantas decorativas. Da mesma forma, uma antiga mesa sem uso pode ser combinada com um espelho para se tornar uma penteadeira ou estação de maquiagem encantadora. Veja seus móveis com outros olhos!

Crie efeitos de textura

Para criar acabamentos ainda mais personalizados nos seus móveis usados, você pode criar efeitos de textura nas peças. Por exemplo, a pátina é um efeito criado com tinta que dá um aspecto de envelhecido ao mobiliário, com um ar de rústico chique. Por isso, está muito em alta nos últimos anos.

Personalize seu móvel com desenhos e padrões

Os desenhos e padrões são outra maneira divertida de criar móveis usados exclusivos. Com a estampa certa, você pode deixar seu móvel mais moderno, romântico, festivo ou elegante. Basta ter criatividade! Para criar os padrões, existem várias técnicas que você pode explorar, como o estêncil, o decoupage, os adesivos, papel contact, entre outros.

Mais elegância e exclusividade com o Alu.Design

O Alu.Design é um produto exclusivo da Casa Mundi, desenvolvido especialmente para quem deseja trazer ainda mais elegância e sofisticação para os seus móveis usados. Trata-se de um friso decorativo que pode ser aplicado nas mais variadas superfícies – especialmente na decoração de móveis e portas de madeira. O produto, criado e fabricado na Itália, vem pronto para aplicação, sendo que pode ser colado diretamente sobre a superfície do móvel ou embutido em frisos para um acabamento diferenciado.

Produzido com metal sobre uma base polimérica, o Alu.design é resistente a intempéries e manchas, além de permitir grande liberdade criativa, podendo ser aplicado em linhas retas e curvas. Com várias opções de acabamento, a qualidade do Alu.Design permite que seja utilizado em diversas ocasiões, desde projetos mais simples até ambientes de alto padrão, com detalhes sutis e elegantes.

O Alu.design é um produto desenvolvido para ajudar você a criar decorações únicas e adicionar ainda mais elegância nos móveis dos seus ambientes. Para dar vida a composições ainda mais diferenciadas, confira no site nossas soluções exclusivas para a sua decoração! Esperamos você.

COMENTÁRIOS

DEIXE NOSSO CONTEÚDO ENTRAR NA SUA CASA.

Receba novidades, promoções e dicas em seu email.