Como escolher a fechadura ideal para o seu ambiente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

A fechadura é a peça responsável por garantir a segurança e o bom fechamento de qualquer ambiente – além de ser um elemento que influencia o aspecto estético das portas e do padrão da decoração. Por isso, embora seja um detalhe não considerado por muitas pessoas, saber escolher a fechadura ideal para o seu espaço é essencial para garantir a segurança, um bom padrão de acabamento e a funcionalidade necessária para cada caso.

Ao planejar um ambiente, temos muito cuidado ao escolher todos os pormenores quanto à cor das paredes, o material dos revestimentos e o desenho dos móveis, não é mesmo? Com a fechadura, a atenção deve ser a mesma: mesmo parecendo um pequeno item a ser considerado, a fechadura certa pode elevar sua composição a um nível superior com ainda mais elegância e proteção para o seu espaço.

Quer saber mais sobre as principais características das fechaduras e os tipos de mecanismo disponíveis no mercado? Confira abaixo como escolher a fechadura ideal para o seu ambiente e garanta mais segurança e sofisticação para a sua decoração.

O que levar em consideração na hora de escolher a fechadura?

Antes de pegar os catálogos para escolher a fechadura dos seus espaços, é importante saber as principais propriedades técnicas a que você deve estar atento para selecionar o melhor modelo para cada caso. Assim, é necessário avaliar as seguintes características para definir a fechadura ideal para o seu ambiente:

Nível de segurança

Existem fechaduras disponíveis com diferentes níveis de segurança no mercado. A depender do modelo e do material, diferentes fechaduras serão capazes de oferecer maior ou menor resistência a tentativas de arrombamentos, quebras e entradas forçadas. No entanto, nem toda porta precisa ter o mais alto nível de segurança – enquanto portas externas devem ser capazes de evitar a entrada de estranhos e ladrões, por exemplo, a porta de uma cozinha tem uma função de proteção muito mais secundária, agindo principalmente como isolamento interno do local.

Intensidade de fluxo

Para escolher uma peça durável e evitar a troca da sua fechadura, é necessário considerar a intensidade de fluxo que a porta deve ser capaz de suportar. A frequência do manuseio define o tempo médio de vida útil da peça, e existem modelos produzidos especificamente para diferentes usos, uma vez que a porta principal de um empreendimento comercial será ativada mais vezes que a porta do quarto de uma residência, por exemplo.

Resistência à corrosão

Outro ponto importante para garantir uma boa durabilidade ao escolher a fechadura do seu ambiente é a resistência à corrosão. A corrosão pode ocorrer por desgaste devido à exposição a intempéries, sujeira e agentes químicos, ou pela própria passagem do tempo. Por isso, dê preferência a modelos produzidos com materiais de qualidade e verifique a resistência do produto a variáveis locais como a temperatura, umidade e maresia, por exemplo.

Estética

A fechadura pode parecer apenas um detalhe na decoração. Porém, quando bem escolhida, ela é capaz de fazer toda a diferença em qualquer ambiente. Quando o assunto é decoração, acompanhar as tendências mundiais é fundamental para que projetos voltados para a arquitetura e design continuem contemporâneos e atraentes. Desta forma, escolher um modelo de fechadura moderno e diferenciado pode agregar ainda mais valor estético à sua composição.

Tipos de fechadura

Atualmente, já contamos com várias opções diferentes de modelos de fechadura no mercado. Com tanta variedade, é normal sentir uma certa dificuldade no momento de escolher a fechadura, pois cada tipo de mecanismo ainda conta com várias alternativas de design e acabamento, a depender da marca. Vamos ver a seguir os principais modelos que você deve conhecer:

Tradicionais

Estas são as fechaduras mais comuns, de funcionamento mecânico, e contam com inúmeros modelos e níveis de proteção para você escolher a fechadura que melhor se adapta às necessidades do seu ambiente. Existem as fechaduras para portas de entrada, também conhecidas como fechaduras externas, e que oferecem nível médio de segurança; as fechaduras de travamento, que oferecem alta segurança para portas de qualquer material; as fechaduras tetra, normalmente utilizadas em conjunto com a fechadura principal da porta; as fechaduras de encaixe, que trancam automaticamente a porta ao fechá-la; a gorges, que usa um modelo de chave maior e mais clássico, oferecendo baixa segurança; a fechadura rolet, também de baixo nível de segurança; e a bico de papagaio, normalmente utilizada em portas de correr, entre outras.

Eletrônicas

As fechaduras eletrônicas são ideais para quem busca nível médio a alto de segurança combinado com as facilidades que a tecnologia proporciona. Em vez de uma chave, a fechadura opera através de uma senha numérica, uma combinação, biometria ou reconhecimento facial, além de poder ser integrada a sistemas de alarme ou automação.

Magnéticas

Por fim, as fechaduras magnéticas são uma das maiores novidades na construção de portas, por facilitarem o fechamento com mínima influência no design da porta. Sua tecnologia é baseada em garantir uma lingueta completamente oculta acionada apenas quando a porta é fechada, garantindo estética e funcionalidade nunca antes vistas no mercado brasileiro.

As fechaduras magnéticas são silenciosas e preservam a integridade do batente, por causa da sua lingueta recolhida, que é puxada para fora por um ímã instalado na contra-testa do batente, acionando automaticamente a lingueta quando a porta é fechada. Este conceito permite a criação de projetos com um layout limpo e moderno, onde a funcionalidade e estética combinam-se perfeitamente. O portfólio torna-se ainda mais completo através dos diversos acabamentos disponíveis que se integram em harmonia com as tonalidades do ambiente.

Além disso, suas dimensões são compatíveis com os modelos tradicionais de fechamento mecânico mais utilizados atualmente no Brasil, sendo de fácil instalação. É uma tecnologia produzida por um dos mais importantes produtores de ferragens da Itália, com qualidade assegurada desde 2006 pelo sistema ISO 9001.

A Casa Mundi é o melhor lugar para encontrar soluções diferenciadas para os seus ambientes, com muita exclusividade e beleza. Confira em nosso site os modelos de fechadura magnética e encontre o melhor acabamento para a sua decoração! Esperamos você!

COMENTÁRIOS

DEIXE NOSSO CONTEÚDO ENTRAR NA SUA CASA.

Receba novidades, promoções e dicas em seu email.